Buscar
  • H&M Odontologia

Saiba como cuidar dos primeiros dentinhos das crianças!


Os primeiros dentes podem despontar entre quatro meses a pouco mais de um ano de vida, é muito comum que esse processo se inicie um pouco antes ou depois dessa faixa etária, vale ressaltar que o corpo de cada criança é único, e há grandes variações no desenvolvimento, mesmo de filho para filho. O processo de novos dentes faz com que muitas crianças tenham gengivas mais sensíveis e irritáveis neste período. Para aliviar a irritação pode-se massagear a gengiva usando o dedo, uma colher fria ou um mordedor que foi colocado na geladeira.


Embora sejam crianças a saúde delas não tem nada de diminutivo. Quando começam a despontar os dentinhos já é hora de marcar uma consulta, pois quando o assunto saúde bucal, o melhor tratamento é a prevenção. A ida de um bebê ao odontopediatra é recomendada principalmente para que os pais sejam orientados a lidar com os dentinhos. É ensinado a forma correta de fazer a escovação, a quantidade de flúor, o uso consciente da chupeta, e a necessidade de evitar as mamadeiras da madrugada.


Existem casos de cárie de acometimento precoce que costumam aparecer nos dentes superiores, por volta de um ano ou um ano e meio de idade, e estão ligados à alimentação que acontece durante a madrugada. Se a mamadeira for com leite puro, ela é menos prejudicial, mas o problema é que, geralmente, fórmulas e outros produtos como mel e açúcar aumentam o potencial de desenvolvimento de cárie na criança.


O objetivo de escovar os dentes, é para remover as bactérias que estão ali e o que faz isso de forma eficiente são as cerdas. Atualmente há diversos modelos de escovas de dente produzidas para cada faixa etária inclusive de zero a dois anos. Elas é que devem ser utilizadas para higienizar a boca do bebê ao menos duas vezes ao dia.


Por volta dos 5 anos, a criança já consegue escovar os dentes sem tanta ajuda. Mas é bom que um adulto supervisione e, se preciso for, dê um acabamento especial. Crie motivação comprando escovas decoradas com temas de que seu filho goste.


Os valores que os pais transmitem desde a infância definem hábitos que os filhos levam para a vida toda. O mesmo acontece com a higiene bucal. Durante as várias fases da vida, os cuidados com a saúde bucal mudam, mas nunca deixam de ser fundamentais. A importância da introdução e do acompanhamento do desenvolvimento bucal desde a infância contribui para uma boa saúde bucal durante toda a vida.




2 visualizações0 comentário

Volte a Home

H&M Odontologia | Todos os direitos reservados.

Site  criado orgulhosamente por Satore Marketing 360º