Buscar
  • H&M Odontologia

Diastema: O que é e como tratar



O espaçamento entre os dentes costuma dividir opiniões. Enquanto algumas pessoas acham charmoso, outras se sentem incomodadas e decidem buscar tratamento odontológico para solucionar o problema. Independente da questão estética, é importante entender como o diastema pode influenciar na sua saúde bucal e por que é importante tratá-lo.

O que é diastema?

Diastema é o nome clínico para a área de espaço extra entre um ou mais dentes. Ele ocorre com mais frequência nos dentes frontais, mas pode surgir também em outras partes da arcada dentária.

O que causa o diastema?

As razões para o aparecimento do diastema são as mais diversas. Entre elas, podemos citar:

· Queda dos dentes de leite: Alguns diastemas aparecem logo após a queda dos dentes de leite, enquanto alguns dentes ainda estão faltando ou são assimétricos.

· Anormalidade do freio labial: Em alguns casos, o freio labial continua a crescer e passa por entre os dentes, provocando falhas e espaços entre eles.

· Chupar chupeta e polegar: Esse hábito de infância pode ocasionar diastemas, puxando os dentes frontais para frente e dando origem a falhas e espaços entre os dentes.

· Reflexo incorreto ao engolir: Para a maioria das pessoas, a língua pressiona a parte de cima da boca ao engolir alimentos ou saliva. Entretanto, algumas pessoas desenvolvem um reflexo diferente e pressionam a língua contra os dentes frontais. Com o passar do tempo, essa pressão faz com que os dentes frontais acabem sendo empurrados para frente.

· Doenças gengivais: Pessoas que tiveram perda óssea devido à gengivite ou à periodontite, podem ter problemas de dentes fracos ou soltos, o que faz com que apareçam falhas entre eles.

· Discrepância de tamanhos dentários: Ocorre quando os dentes, sobretudo os frontais, possuem tamanhos incompatíveis com os demais dentes da arcada dentária.

Há também o chamado "Diastema dos Espaços Primatas", que ocorre com os dentes de leite e se mostra favorável ao desenvolvimento da arcada dentária, pois é o espaçamento entre esses dentes de leite que permitirá que os dentes permanentes, geralmente maiores, tenham espaço suficiente para se alocar. As crianças que não apresentam esse tipo de diastema na infância podem apresentar problemas de falta de espaço na mudança dos dentes.

Por que é importante tratar?

Além da questão estética, diastemas podem causar ou agravar problemas de mastigação e pressionar a movimentação de demais dentes na arcada dentária.

Como é feito o tratamento?

O tratamento mais comum é o uso de aparelhos ortodônticos, ou de alinhadores invisíveis, como o Invisalign, que proporciona um tratamento muito mais rápido e prático do que aparelhos tradicionais. Com o Invisalign, o paciente não precisa seguir nenhuma restrição alimentar, pois os alinhadores são removíveis, além de completamente invisíveis, não alterando em nada a imagem pessoal.

O Invisalign Doctor é o profissional que irá analisar o diastema e indicar o tratamento correto para cada tipo de paciente. Aqui na H&M, contamos com uma profissional especialista em Invisalign.


Agende uma avaliação pelo nosso telefone ou WhatsApp: (11) 98985-4460

9 visualizações0 comentário