O que é bruxismo?

Se você acorda e sente dores musculares da mandíbula doloridos ou acorda com dores de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo.

O bruxismo é uma condição muito comum de parafunção caracterizada pelo hábito de ranger, esfregar ou apertar muitos os dentes. O problema ocorre com maior frequência durante o sono, o que dificulta o conhecimento da doença, e em alguns casos pode acontecer também durante o dia. O mais curioso sobre o bruxismo é que está associado, na sua maioria das vezes, a uma causa emocional, fatores psicológicos, nutricionais e até mesmo hereditário.Mas como saber se tenho bruxismo?

Algumas pessoas descobrem através do relato de seus parceiros, devido a emissão de barulhos ou sons de ranger dos dentes durante a noite, alguns pacientes percebem e relatam dores musculares e em alguns casos em consultas de rotina, onde o profissional observa desgastes ou até mesmo algumas possíveis tricas em esmalte. O bruxismo pode fazer com que os dentes fiquem doloridos, e até mesmo soltos, podendo levar a problemas na articulação da mandíbula, como a síndrome a articulação têmporo-mandibular (ATM). Outros sintomas que podem estar associados ao bruxismo incluem dor na face, cabeça e pescoço. Nesses casos, um cirurgião-dentista é o profissional mais indicado para diagnosticar e determinar a origem das dores.

Cada caso de bruxismo é um, por isso, em caso de dúvidas, consulte seu cirurgião-dentista, ele é o profissional mais indicado para lhe ajudar a procurar o melhor tratamento!