A escovação feita antes de dormir, é de grande importância pois é a melhor forma de evitar que a comida fique em contato com os dentes durante um longo período de horas, geralmente, uma pessoa dorme entre 6 e 8 horas por noite, e com a pouca produção de saliva e falta de movimento da língua, torna-se um ambiente perfeito para as bactérias agirem rapidamente formando uma placa, que pode levar às cáries e doenças da gengiva. Além disso quanto maior o tempo que a placa fica em um lugar, maior é a probabilidade dela se tornar tártaro. A diminuição de saliva durante a noite também consiste em um aproveitamento maior do flúor, presente no creme dental.
A falta de informação e disposição é um dos principais adversários da escovação noturna. Chegar em casa após um dia estressante e se jogar na cama para dormir parece ser a opção mais tentadora, mas não se engane, ela terá consequências. Com a falta desta última higiene bucal, as bactérias podem causar um grande prejuízo para seus dentes e gengivas. e, o resultado disso pode ser cárie, mau hálito e muitos outros problemas bucais.
No entanto, a higiene bucal apenas antes de dormir não garante uma boa saúde bucal. Todas as escovações são muito importantes e insubstituíveis, temos que escovar pelo menos 3 vezes por dia, nas principais refeições.
Escovar os dentes antes de dormir e ter os cuidados básicos da higiene bucal, contribui diretamente para ter um sorriso bonito que não é importante apenas para a estética, mas também para a qualidade de vida, pois influencia diretamente na nossa autoestima. Quando ela é afetada, podem surgir outros danos psicológicos, causando sérios prejuízos à saúde em geral. Para manter seus dentes bonitos e saudáveis, não deixe de realizar a escovação mais importante do dia. Além dos benefícios estéticos e emocionais, os bons hábitos de higiene bucal garantem que você tenha dentes até a melhor idade.
Comentarios