Bruxismo: será que você tem?

Bruxismo é o ato de ranger ou apertar os dentes de forma inconsciente, e é muito mais comum do que se pensa. Muitas pessoas apresentam os sintomas e nem mesmo sabem que possuem a disfunção, isso por que, o bruxismo ocorre especialmente durante o sono. Então, se você acorda com a mandíbula dolorida, dor de cabeça, sente zumbidos no ouvido, estalos, ou dores no pescoço, fique atento, você pode estar sofrendo de bruxismo!

Esse hábito nada mais é do que uma descarga elétrica cerebral e que pode se intensificar em situações de estresse, tensão e ansiedade. Sensações vivenciadas por muitas pessoas durante esse momento tão incerto da pandemia do novo coronavírus, justamente quando devemos redobrar nossos cuidados com a nossa saúde, incluindo também a saúde bucal.

Na maioria das vezes, a pessoa só descobre que é portadora do transtorno quando alguém presencia alguma situação, ou quando os sintomas já estão instalados. Aí, as consequências são dentes doloridos, amolecidos e desgastados. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula.

Controlar o estresse e a ansiedade pode ajudar, porém, somente esses cuidados isolados não funcionam como um tratamento completo. As medidas mais indicadas incluem o uso placa de mordida emergencial e a aplicação de botox terapêutico para alívio das dores e preservação dos dentes.

Se você sentir um dos sintomas mencionados ou presenciar essa situação com alguém próximo, entre em contato com seu dentista, ele pode te ajudar a passar por esse momento com mais tranquilidade e sem dor.