top of page
Buscar
  • H&M Odontologia

Bebidas quentes ou geladas podem trincar os dentes?


Toda vez que misturamos uma bebida gelado com uma quente alguém sempre nos diz que isso pode “estragar“ nossos dentes, porém isso seria verdade? Sera que existe o famoso choque térmico?

Precisamos deixar claro que, antes de saboreamos aquele cafezinho quente ou aquela água gelada é preciso entender que as bebidas sozinhas nao vao trincar seus dentes, mas sim a combinação das duas! Na verdade, a ameaça está no choque térmico provocado pela consumo de bebidas em temperaturas extremas e opostas, ou seja, o seu cafezinho só será realmente uma ameaça se você beber água imediatamente após seu consumo.

A formação dessas trincas não é um processo imediato, e sim prolongado, onde progressivamente as repetidas agressões ao esmalte dentário, assim como “água mole em pedra dura”, vão trincando os dentes aos poucos. Além de progressivo, este processo é também silencioso, ou melhor dizendo, invisível, pois as pessoas não conseguem visualizar com facilidade o processo ocorrendo. Quando já é visível, o processo de trinca já está bastante avançando, e além da própria trinca, há também a real possibilidade de apareçam manchas nos dentes, por conta dos pigmentos acumulados nestas trincas.

Podemos perceber o quanto arriscado é misturar duas bebidas com temperaturas opostas, então para a sua melhor saúde bucal evite este tipo de hábito.

995 visualizações0 comentário
bottom of page