Buscar
  • H&M Odontologia

Anda acordando com um desconforto, uma dor de dente?


Anda acordando com um desconforto, uma dor de dente ou até mesmo uma dor de cabeça inexplicável ? Pois é, isso pode ter uma causa e um tratamento. Mais como saber o que pode ser ? No blog dessa semana vamos falar sobre o Bruxismo.

Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM).

Na maioria dos casos possivelmente, a disfunção está ligada a fatores genéticos, situações estressantes, tensão, ansiedade.

Além do desgaste e amolecimento dos dentes, a dor de cabeça é o sintoma mais comum do bruxismo. Isso acontece porque a compressão exagerada dos dentes pode levar à isquemia dos vasos.

Outros sintomas relacionados ao bruxismo são dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face por causa do esforço realizado pelos músculos da mastigação, estalos ao abrir e fechar a boca.

Diagnóstico

Na maioria das vezes, a pessoa só sabe que tem bruxismo, se alguém perceber acontecimentos durante o período em que ela esteja dormindo ou quando procura assistência médica ou odontológica, porque os sintomas já se instalaram.

Tratamento

Não se conhece, ainda, um tratamento eficaz para curar o bruxismo.Os recursos mais indicados para o tratamento, porém, são as placas interoclusais flexíveis de silicone ou as placas rígidas de acrílico, moldadas segundo o formato da arcada dentária do paciente. Elas ajudam a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios e a reduzir o atrito que provoca o desgaste e o abalo dos dentes.

11 visualizações0 comentário