top of page
Buscar
  • H&M Odontologia

A saúde da sua gengiva



Na Odontologia, falamos muito em estética dental, dentes brancos, sorriso perfeito, mas um sorriso não é composto apenas de dentes brancos e alinhados, a gengiva, os lábios e a mucosa também fazem um papel fundamental para compor a harmonia do sorriso! Um belo sorriso é composto pelos dentes (Estética Branca) e a gengiva (Estética Vermelha). A gengiva sempre será a “moldura” dos dentes e os lábios a “moldura” do sorriso, portanto juntamente com os dentes, compõe para que a harmonia do sorriso seja completa e perfeita.


A estética Vermelha consiste em corrigir pequenas “falhas” na gengiva, como por exemplo, áreas de retrações gengivais, onde acontece exposição da raiz do dente, corrigir pequenas ausências de tecido gengival entre os dentes, os mais conhecidos “black spaces” ou “buracos negros”, alteração na coloração ou na textura da gengiva e excessos de gengiva recobrindo os dentes. Essas são algumas alterações comumente corrigidas pelo cirurgião dentista especialista em Periodontia, devolvendo assim uma harmonia ao sorriso.


A Odontologia moderna possui muitas técnicas reconstrutivas, que trabalham a quantidade e qualidade da gengiva, analisando o perfil do paciente, idade e a necessidade individual de cada um. Normalmente são técnicas minimamente invasivas, para maior conforto dos pacientes e com resultados extremamente satisfatórios.


Não existe “fórmula ideal” para um sorriso perfeito, porém a harmonia e a simetria de todos os elementos que compõe o sorriso devem ser consideradas. Dessa forma, é de extrema importância cuidar não apenas da saúde dos dentes, mas da boca como um todo. Hoje sabemos que apenas escovar os dentes não é suficiente, devemos utilizar de meios auxiliares para manter a saúde bucal, por exemplo, o uso de fio dental, a utilização de escovas interdentais e escovar muito bem a língua, evitando assim doenças que podem acometer não só os dentes, como a gengiva e mucosa no geral.

16 visualizações0 comentário
bottom of page