top of page
Buscar
  • H&M Odontologia

4 erros comuns ao escovar os dentes



Escovar os dentes é um hábito que faz parte do nosso dia-a-dia há muito tempo e está presente na vida de muitas pessoas ao redor do mundo. Para muitos, essa é a primeira atividade da manhã e a última da noite.

Justamente por ser algo tão rotineiro é que muitas vezes cometemos erros, por achar que, porque já o fazemos, não precisamos aprender, ou reaprender, ou ainda, aderimos ao “piloto automático” na limpeza dos dentes. Fazer uma limpeza bucal desatenciosa é um dos muitos erros que as pessoas cometem.

Para te ajudar a ter um sorriso bonito e uma higiene bucal adequada, elaboramos uma lista abaixo com os erros mais comuns. Será que você se identifica?

  1. Frequência Recomenda-se escovar os dentes ao acordar, antes de dormir e após as principais refeições. Tudo em excesso ou em falta faz mal. Escovar os dentes várias vezes ao dia pode acarretar problemas no esmalte dentário e na gengiva, ao passo que deixar de escová-los pode ocasionar sérios problemas de cáries, tártaros e infecções.

  2. Escovar os dentes logo após comer O ideal é que você escove os dentes, pelo menos, 30 minutos após ter terminado a refeição. Esse tempo de espera é necessário para que a saliva possa agir e neutralizar a acidez dos alimentos ingeridos. Escovar os dentes enquanto a boca ainda está ácida pode prejudicar o esmalte dos dentes.

  3. Não utilizar fio dental O fio dental é utilizado para limpar aonde a escova não alcança. Além de eliminar a sujeira entre os dentes, o fio dental previne a formação de tártaros e fortalece a gengiva.

  4. Escovar os dentes muito rapidamente Uma boa escovação é feita em cerca de dois minutos, e é importante prestar atenção aos detalhes como a direção da escova, ritmo, e também na força e pressão que é colocada na escova.

Realizar uma higiene bucal mais atenta pode ajudar na prevenção de problemas dentários, mas é importante lembrar que essa é apenas uma ação isolada que faz parte de um conjunto de ações que inclui também idas regulares ao dentista.



178 visualizações0 comentário
bottom of page