Buscar
  • H&M Odontologia

Corretamente como deveríamos mastigar?


A MASTIGAÇÃO CORRETA DEVE SER FEITA EM AMBOS OS LADOS:

A mastigação pode parecer algo banal e sem sentido para muitos, porém a mastigação errada pode causar alguns problemas para nossa saúde bucal. Não é a toa que temos quase 30 dentes. Cada componente na arcada dentária tem sua função durante a mastigação. Os quatro da frente, por exemplo, são os incisivos, responsáveis por cortar os alimentos. Há ainda os pré-molares e molares, que trituram a comida e pulverizam o bolo alimentar. Por isso, a mastigação adequada deve usar todas essas diferentes partes dentárias. “Deve ser feita de forma homogênea e de ambos os lados para que a articulação atue de forma suave. Tudo em "slow motion" com baixa carga distribuída em ambos os dentes, o que é facilitado quando existe uma mordida estável”.

ALGUNS PROBLEMAS BUCAIS PODEM APARECER QUANDO A MASTIGAÇÃO ESTÁ INADEQUADA:

Mastigar de forma diferente da recomendada pelos dentistas geralmente está relacionada a mordidas inadequadas. Esses são casos de má oclusão em que a arcada dentária superior ou inferior não segue a posição dentro da normalidade. Podendo a superior estar muito para trás em comparação à inferior, por exemplo. Dessa forma, o paciente pode sim ter alguns problemas bucais. “Dor e limitação bucal, retração gengival, exposição de raiz do dente, quebra de dente, morder bochecha e dores na ATM e dor de cabeça também”.

Fique atento a qualquer sinal que possa estar prejudicando sua saúde bucal e marque uma consulta com o seu dentista de confiança.

1 visualização0 comentário